sábado, 25 de abril de 2009

Sobre o projeto "Casas Amáveis"

Sempre gostei de construções antigas, artesanato , obras de arte e manufaturas em geral...
Ainda na adolescência, por volta dos 15/16 anos, li uma das últimas produções de Cecília Meireles - "Escolha seu sonho", escrito em 1964- ano de sua morte.
Este livro apresenta uma coletânea de crônicas da autora, entre elas a que inspira o trabalho de pesquisa e captação de imagens que estou realizando em nossa cidade.
Este projeto foi gerado a muitos anos atrás em meu coração.A cada construção demolida, sentia a urgência de começar meu trabalho (isto prova a máxima da modernidade de que tudo que é sólido desmancha-se no ar) mas as condições materiais ainda não eram favoráveis.
Este ano, vi parte de um muro ruindo de uma dessas amáveis casas, localizada na Rua Bernardo Guimarães.Esta casa está em reforma, mas provavelmente, não é obra de um restaurador.Como acontece na maioria dos casos de reparos dessas residências, ocorrem drásticas alterações estéticas durante a reforma, provocando completa descaracterização das mesmas.
Aproveitei então o recesso do último feriado prolongado deste ano e iniciei minha pesquisa no dia 20 de abril.Tive a grata surpresa de constatar que as construções antigas eram em maior número que eu supunha até então.
Fiz apenas uma pequena parte do Bairro Fundinho e do Centro e percebi que esta é uma obra para muitos dias.
Pretendo compartilhar esta produção neste blog por isso as imagens foram disponibilizadas como domínio público, com objetivo de contribuir com a produção de documentos sobre nossa História.
Caso você tenha algo a contribuir neste sentido, compartilhe também comigo, pois acredito que a História de um povo é construída e escrita coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário